Na última segunda-feira (26/7), a jovem Rayssa Leal, conhecida como “Fadinha”, de apenas 13 anos, conquistou a medalha de prata para o Brasil na modalidade skate street.
Como o nome — e o apelido — da skatista estão em alta nas redes sociais e no noticiário, uma advogada notou que não havia sido registrado como uma marca do apelido. Então, a profissional resolveu registrar, de forma gratuita para a atleta, para evitar que outras pessoas utilizassem o apelido da skatista.
A falta do registro de uma marca, pode ocasionar a perda da mesma e caso terceiros façam o registro antes, você corre o risco de não poder comercializar nada com aquele nome, que na verdade, já era seu.
A advogada Flavia Penido, especialista na área de Direito Digital, decidiu solicitar o registro da marca “Fadinha” junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
O apelido fadinha surgiu quando Raissa tinha apenas 7 anos de idade, lá em 2015, ao ter um vídeo seu viralizado nas redes sociais, andando de skate vestida com uma fantasia de fada. O vídeo chegou a ser compartilhado por Tony Hawk, maior nome da história do skate, e agora, ela se encontrou com o americano pessoalmente nas Olimpíadas.
Patrocínios de Rayssa Leal
Atualmente, a jovem é patrocinada pela Nike – que divulgou a campanha publicitária “Novas Fadas“, que tem Rayssa como estrela -, Banco do Brasil, MRV e Monster.
“Eu realmente acho importante que a marca esteja nas mãos dela, justamente após ela ter ganhado uma medalha de prata, ser a moça mais nova que conseguiu isso aqui no Brasil. Ela é do Maranhão, é negra. Ela vai ter uma exposição e corre o risco de ter direitos violados”, acrescenta Flávia.
A advogada declarou que sua atitude em registrar a marca é uma tentativa de “evitar que pessoas inescrupulosas fizessem a solicitação do registro de marca relacionado à skates e correlatos”.
Ela afirma que não possui qualquer interesse comercial e irá ceder a marca de forma gratuita, arcando com todos os custos de registro e transferência. “É uma forma de contribuir para a carreira dela e também uma forma de mostrar que as pessoas precisam estar atentas a este tipo de coisas”, o departamento jurídico e de marketing devem ter uma “sintonia”, explica.
Com esse ato, a advogada confirma a importância de um registro de marca e mostra o que pode acontecer caso uma marca não tenha o registro no INPI.
A SM Marcas reforça que é fundamental uma marca fazer seu registro. Se você construiu sua marca e não a registrou, se alguém fizer o registro da mesma marca antes, você perde o direito de usar. Faça como a Rayssa Leal, registre sua marca!
Quer saber mais e tirar todas as suas dúvidas quanto ao registro de marca? Faça como a Rayssa Leal. Converse com um de nossos especialistas!
Leia também: Como consultar se a marca que você quer registrar está disponível?
Siga nosso Instagram: @registrandominhamarca