Afinal, existe hora certa para registrar sua marca? Será mesmo que fazer esse processo é necessário logo no início da sua jornada com sua empresa? Muitas pessoas têm dúvidas a respeito deste tema.
Alguns pequenos empresários ainda acham que é necessário criar um site, ter um CNPJ ou quaisquer outras estruturas antes de efetivamente registrar uma marca. Já outros, pensam ainda ser necessário estar há anos no mercado antes de pensar sequer nisto.
Porém, saiba que não é bem dessa forma que as coisas funcionam. Todos que tem uma empresa ou que atuam de modo a fazer sua atividade precisam resguardar seu nome e identidade.
Se você também tem dúvidas sobre assunto e precisa saber qual o momento ideal para registrar sua marca, então fique conosco para entender melhor como funciona esse processo e quando fazê-lo. Confira.
Qual o momento ideal para registrar sua marca no INPI?
O momento ideal para registrar sua marca no INPI com certeza é o momento em que sua empresa se iniciar. Apesar de algumas pessoas pensarem que é preciso esperar a situação ideal, entenda que isso pode ser prejudicial para você e para sua empresa.
Enquanto você não faz esse registro, a sua marca continua desprotegida e você pode até mesmo se surpreender negativamente ao ver um concorrente usando a mesma identidade.
Em nada temos que esperar para registrar a marca no INPI. Nem mesmo é necessário ter um CNPJ. Basta comprovar que você realiza aquela atividade comercial.
Com sua marca devidamente protegida, você conseguirá então ter muito mais vantagens e a segurança de que o nome que você pensou, a logo e a identidade que construiu serão seus.
E se alguém tiver registrado a marca na sua frente?
Algumas vezes, até mesmo por conta da demora ao procurar fazer o registro de marca, alguém pode ter registrado o mesmo nome na sua frente. Isso pode acontecer e, justamente por isso, recomendamos que você faça o seu registro o quanto antes.
Caso você faça a pesquisa do nome no INPI e veja que o nome de sua empresa já está reivindicado por outra, é possível tentar entrar com uma oposição de marca.
Porém, as coisas já ficam mais difíceis. Dessa maneira, a outra pessoa ainda está com a vantagem e você precisará reunir uma série de provas de que você já utilizava essa marca há muito mais tempo.
Para isso, o mais recomendado é que você conte com a ajuda de um profissional especializado em registro de marcas para ter mais chances de conseguir ter sucesso nessa oposição.
Sendo assim, registre sua marca o quanto antes para evitar esse tipo de problema.
Como fazer a pesquisa do nome da marca no INPI
Se você já quer registrar sua marca, saiba que o primeiro passo é fazer a pesquisa no nome no INPI. E se você não sabe como realizar esse processo, fique tranquilo.
Você pode clicar neste link que iremos lhe auxiliar neste processo de pesquisa, e verificar se o nome de sua empresa está disponível para registro.
E caso o nome não tenha sido registrado ainda por ninguém, você já poderá então iniciar todo o trâmite do processo de registro, o que será um grande passo para a construção da identidade da sua empresa.
Como a SM Marcas pode ajudar?
A SM Marcas auxilia seus clientes a conseguir passar pelo processo de registro com todo o apoio e suporte que é necessário. Ajudamos você a proteger essa identidade única por meio do acompanhamento do processo e dos trâmites necessários junto ao INPI.
Temos uma equipe preparada e especializada para esse trabalho e podemos tirar suas dúvidas e ainda ajudar caso haja uma oposição de marca ou solicitação de outros documentos durante o processo.
Se você se interessou e quer registrar sua marca, saiba que podemos ajudar. Confira nosso site e veja todos os conteúdos que preparamos e fale conosco se precisar saber mais.
Leia também: Dicas para criar uma marca exclusiva e resguardada
Siga nosso Instagram: @registrandominhamarca