Você tem um nome perfeito para seu negócio e não registrou, o que pode acontecer se não registrar a marca?
A marca é a identidade de um negócio. É através da marca que sua empresa fica conhecida e tem a possibilidade de crescer passando uma mensagem positiva para seu público-alvo.
Imagine que você criou uma marca e começa a investir em marketing para impulsionar as vendas.
Faz anúncios nas redes sociais, no Google e começa a atrair cada vez mais e mais clientes para seu negócio.
Porém um dia você descobre que todo seu investimento, tempo e capital foi em vão pois você perde o direito de usar o nome que escolheu por causa de um detalhe: esqueceu de registrar a marca!
Saiba que esta é uma situação até comum. Mas lembre-se que ela pode definir o futuro de sua empresa, principalmente se esta já estiver bastante estruturada.
Por isso, vamos mostrar neste conteúdo quais são os riscos de não registrar a marca.
Riscos de não registrar a marca
A marca é um dos maiores patrimônios de uma empresa. Por isso registrá-la é imprescindível e os riscos de não registrar a marca podem ser muitos e causarem muita dor de cabeça.
1 – Perder o direito sobre ela
Você sabia que pode perder o direito de usar sua própria marca se não registrá-la?
Saiba que: A Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) define que a pessoa/empresa que registrar primeiro uma marca terá direito ao uso exclusivo da mesma em todo o território nacional.
Isso quer dizer que mesmo que sua empresa já utilize uma marca há anos com um nome não registrado, se um terceiro fizer o registro antes de você, ele ganha o direito de exclusividade.
Com isso, você será obrigado a parar de usar o nome de sua empresa, impactando diretamente o seu negócio.
2 – Infringir outras marcas
Um risco muito de grande de ter uma marca não registrada é utilizar uma marca que já foi registrada por terceiros.
Saiba que o uso não autorizado de uma marca pode incorrer em processos judiciais, tendo que ser pagos altos valores de indenizações, além de ter que mudar o nome de seu negócio.
Por isso, é importante que durante o processo de registro seja feita uma busca para encontrar marcas que sejam iguais ou muito parecidas com a que você deseja registrar.
Dessa maneira, caso sejam encontradas marcas similares nessa busca, você será instruído a escolher outro nome para sua empresa, evitando infrações.
3 – Ter a imagem de sua empresa prejudicada
Imagine que você passa em frente a uma loja a anos e descobre que o nome foi mudado. Não é uma sensação estranha?
Os clientes também criam vínculos emocionais com as marcas de que gostam e mudar o nome de sua marca pode quebrar o vínculo fazendo seu negócio perder a relação com o cliente.
Isso pode fazer que o cliente pare de usar seus produtos ou serviços por acharem que não conhecendo a nova marca, não terão a mesma experiência de que estão acostumados. E isso é algo muito sério.
4 – Dinheiro perdido em propaganda e marketing
A marca é o elo de ligação entre os consumidores e sua empresa, criando uma percepção de valor e fidelidade para sua empresa.
Portanto, é comum que os clientes deixem de comprar em concorrentes para comprarem de seu negócio, pois já existe uma confiança, mesmo que preço seja um pouco mais alto.
Para que isso aconteça, dinheiro é investido em marketing, propaganda, branding, materiais de divulgação, anúncios, com o intuito de criar uma marca forte e reconhecida no mercado.
Por isso, imagine mudar o nome de seu negócio porque sua marca não foi registrada? Isso significa investimento “jogado no lixo”!
5 – Não possuir os direitos legais
Como mencionamos acima, o registro de marca garante o direito exclusivo de uso para quem a registrou.
Contudo, esse direito vai além do simples uso, ele inclui até o licenciamento da marca para outras empresas.
Para algumas empresas, o ativo mais valioso é a própria marca. Ter essa marca registrada permite que você possa licenciar o uso da mesma para terceiros e cobrar royalties sobre isso.É o caso das franquias.
6 – Não estar protegido da concorrência
Sem a marca registrada concorrentes podem se aproveitar da credibilidade de seu negócio e criar um produto parecido, inclusive com o mesmo nome.
Se você tivesse o registro da marca do “produto X” seu concorrente estaria correndo riscos de sofrer processos judiciais.
Leia os 6 benefícios de registrar uma marca.
Conclusão
Fazer o registro de sua marca pode evitar vários problemas para sua empresa e o principal deles é a perda de dinheiro.
É muito importante registrar a marca, porém 90% das empresas pequenas não o fazem deixando assim, um fator muito importante em aberto: correr o risco de perdê-la.
Por isso, contratar a SM Marcas para cuidar do seu registro é, certamente, o caminho mais simples e seguro para proteger sua marca.
Precisa registrar sua marca ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Siga nosso Instagram: @registrandominhamarca