As fraudes envolvendo registro de marca são mais comuns do que parecem, mesmo que você não tenha ideia de que esse problema acontece.
Se você tem uma empresa, saiba que pode correr o risco de receber alguma ligação ou algum e-mail de alguém se passando pelo INPI e cobrando taxas para registrar sua marca ou mesmo dizendo que outra empresa vai registrar antes de você.
Pois saiba que as chances de isso ser um golpe são enormes. É muito importante que você, que está para registrar a sua marca, saiba reconhecer esse tipo de abordagem e consiga evitar de ser vítima dos golpes.
Se você quer conhecer mais a respeito desse assunto, então acompanhe nosso conteúdo abaixo e veja tudo o que se relaciona com o golpe e fraude envolvendo registro de marca.
O que é o registro de marcas?
O registro de marca é uma ferramenta pela qual você consegue garantir de que o nome e identidade de sua empresa fiquem seguros, para que ninguém mais possa usar sem que seja você.
Quando você tem esse documento do registro em mãos, ele funciona como um atestado de propriedade.
Sendo assim, por um período de dez anos que é renovável por quantas vezes você quiser, você poderá usar aquele mesmo nome e identidade que deixou reservado, registrado para você.
Esse processo de registro de marca é muito importante, e você precisa realiza-lo para garantir que a sua empresa terá sempre sua identidade preservada, o que é benéfico para você, para seu negócio e também para os seus clientes.
Para realizar esse processo, o mais indicado é que você conte coma a ajuda de uma empresa especializada para te ajudar a obter esse registro com toda a segurança e comodidade.
Como acontecem as fraudes envolvendo registro de marca?
Alguns golpistas sabem a respeito de como funciona o sistema de registro de marca e se utilizam de subterfúgios, além de se passarem pelo próprio INPI para que possam tirar dinheiro das pessoas.
Um dos golpes mais usados é utilizando o e-mail, onde eles enviam para pessoas que estão no processo de registro algum tipo de boleto, até mesmo com o logotipo do INPI, com uma data e uma taxa para pagar.
Na maioria das vezes, o boleto é dito como indispensável para o andamento do processo de registro, podendo até mesmo perder todo o progresso caso não seja pago na data de vencimento.
Outras vezes, a pessoa vítima da fraude pode vir a receber ligações de pessoas dizendo que outra empresa está prestes a registrar um nome igual de seu negócio e lhe cobram valores exorbitantes para iniciar o processo e registrar sua marca primeiro.
Com isso, é muito importante ter atenção, já que esses golpes costumam acontecer de forma recorrente.
Como se prevenir das fraudes no registro de marca?
Uma grande dica para se prevenir desse tipo de situação, é ter em mente que o INPI não envia nenhum tipo de e-mail com boleto diretamente para a pessoa que está registrando a marca de sua empresa.
Os boletos são gerados pela própria pessoa, no próprio sistema do órgão, ou seja, sempre que você receber algo do tipo em sua caixa de e-mail, saiba então que não se trata do INPI.
Além disso, ao receber ligações, jamais forneça seus dados e nem sequer faça nenhum tipo de pagamento sem se certificar que aquela chamada é legítima.
Se a pessoa do outro lado da linha dizer que pertence a alguma instituição, desligue e então retorne a chamada para o número oficial do órgão, para ter certeza de que a ligação era legítima.
Não se esqueça, a sua segurança precisa estar em primeiro lugar. Cuidado com as fraudes envolvendo registro de marca. E em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de especialistas.
Leia também: Como consultar se a marca que você quer registrar está disponível?
Siga nosso Instagram: @registrandominhamarca