Como registrar uma marca? Registrar uma marca é uma das coisas mais importantes para o seu negócio e você sabe por que?
Simples! Porque a marca é o maior patrimônio de sua empresa, uma marca sem registro é uma marca sem valor!
A marca é a vitrine do seu empreendimento! É através dela que seu negócio será lembrado.
Por isso, para tornar seu produto ou serviço como algo único, especial e de valor, a primeira coisa a ser feita é construir e registrar sua marca!
Importante saber:
Com o registro de marca é possível garantir que sua marca não seja usada indevidamente, e que seja protegida contra a concorrência desleal e atos de má fé cometidos por outros.
O registro de marcas acaba sendo um amparo legal para seu negócio, concedendo mais segurança e viabilizando transações comerciais onde sua marca é o objeto de negociação.
Como registrar uma marca?
Saiba que para registrar uma marca é necessário seguir alguns passos importantes como análises da expressão, pesquisas para saber se existe outras marcas relacionadas, entre outros passos.
Por isso, antes de mais nada, tenha em mente que o procedimento pode ser melhor executado por uma empresa especializada em registro de marcas, assim os processos acabam sendo mais rápidos e com quem entende do assunto.
Para fazer o registro é preciso:
1 – Fazer uma busca
A primeira coisa a ser feita é analisar a expressão escolhida como marca e descobrir se não existem proibições para o seu registro.
Por isso, é preciso fazer um estudo que abrange a análise da legislação e a realização da busca da anterioridade de sua marca.
Essa análise é feita através de pesquisa, que nossa equipe faz utilizando softwares exclusivos, que acessam o banco de dados do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Assim, é possível identificar marcas que possam estar relacionadas ou possuem alguma semelhança com a sua. Após essa análise nossa equipe é capaz de executar um parecer muito seguro sobre a possibilidade do registro de sua marca.
2 – Pagar Taxas
É necessário pagar taxas e emitir o Guia de Recolhimento da União (GRU). Guarde o número deste documento, pois ele será necessário para o início do processo.
3 – Iniciar o Pedido e Acompanhar
Nesta etapa é preciso fazer todos os processos para o registro, entre eles, preencher formulários, anexar imagem da marca, entre outros.
O processo passará por diferentes etapas, que poderão exigir do usuário o envio de documentos.
Para não perder os prazos, é importante acompanhar o andamento do pedido!
Ao longo de seu processo, você poderá ter dúvidas para questões sobre: como protocolar um pedido, andamento de processo, certificados de registro, transferências, entre outras.
Existe um Manual de Marcas, que é sugerido pelo INPI para que o usuário possa fazer o registro, sem a probabilidade de erros que podem demandar mais tempo e acaba fazendo com o processo demore mais.
Porém, sabemos que todo empreendedor possui o tempo escasso e ter que parar para ler um manual enorme não funciona!
Portanto, poder contar com uma empresa especializada em registro de marcas faz toda a diferença.
A SM Marcas
Somos uma empresa especializada em levar segurança e proteção no que diz respeito ao registro de marcas. Temos uma equipe especializada para auxiliar na compra do pacote ideal para a necessidade de seu negócio.
Fazemos um trabalho de excelência e proporcionamos uma assessoria completa com profissionais qualificados e experientes, além de um atendimento personalizado.
Nossa missão é gerar segurança e satisfação aos nossos clientes, atuando com profissionalismo, inovação e criatividade, garantindo a prosperidade no seu negócio.
Temos pacotes exclusivos, com valores ideais para a necessidade de cada cliente. Por termos experiência no assunto, o processo se torna muito mais rápido e eficaz.
Nós valorizamos o desenvolvimento de sua empresa, porque acreditamos que é preciso proteger o que sua empresa tem de maior valor: sua marca!