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Como proteger o nome de um evento?

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Amanda Cunha Mello Smith Martins

Amanda Cunha Mello Smith Martins

Advogada inscrita na OAB/SP sob o n.º 373.511, graduada e mestre em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP).
Como proteger o nome de um evento

Você saber que é importante proteger o nome de um evento? Entende que essa conduta pode ajudar muito a que você consiga garantir a identidade do seu projeto?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito de registro de marcas e nomes, e acabam por deixar de lado esse passo importante para manter segura essa identidade do seu negocio.

Hoje vamos falar especificamente a respeito desse tema, indicando o que se deve fazer para deixar a imagem de seu evento resguardada. Confira as informações.

A importância de proteger o nome de um evento

O nome de um evento é crucial para designar uma identificação do público com essa reunião em si.

Seja em relação a festas, shows, congressos, ou mesmo workshops, esse tipo de reunião de pessoas atrai um certo tipo de público, que sempre irá se identificar com o nome, logotipo e toda a roupagem desse evento.

E isso é fundamental até mesmo para o sucesso desse tipo de empreitada. Imagine, por exemplo, o Rock in Rio. Esse é um evento muito grande, que reúne milhões de pessoas em cada edição e que com certeza você já identifica apenas ao ver o logo ou ouvir esse nome.

Com esse exemplo fica bastante fácil perceber porque é tão importante registrar a marca de seu evento o quanto antes para não jogar fora o tempo, dinheiro e empenho investidos nessa construção e identificação do seu público e convidados.

Nomes de eventos de entretenimento, congressos e cursos também devem ser registrados

Não precisa ser um evento tão grande como o Rock in Rio. Qualquer tipo de curso, congresso, palestra ou outros, tem essa necessidade de garantir uma marca registrada.

Com essa confirmação de propriedade fica muito mais fácil se posicionar dentro desse mercado específico e garantir que um outro investidor da área não tenha a mesma ideia e registre antes de você.

Imagine a situação de ter investido para criar aquela identidade para seu curso, por exemplo, e um concorrente ter a ideia de registrar primeiro? Isso causaria um grande transtorno para você e para os seus clientes.

Sendo assim, procurar ajuda especializada e dar entrada no processo de registro junto ao INPI é fundamental e você deve fazer isso o quanto antes.

Como registrar o nome de um evento

Para registrar o nome do seu evento junto ao INPI, você precisa primeiramente entrar no site do órgão e criar uma conta.

Para iniciar esse processo, também é necessário que você faça o pagamento de uma taxa específica, que irá variar de acordo com alguns fatores, como por exemplo, o porte da empresa.

Após a quitação dessa taxa, é muito importante também verificar a documentação. Mantenha em mãos cópias de contratos sociais, MEI, ou identidade e CPF.

Os documentos podem vir a ser requeridos durante o processo de registro de marca, portanto, é sempre importante deixar tudo separado.

A partir daí, basta acompanhar o andamento desse processo e verificar se há a necessidade de levar novas documentações ou mesmo pagar outras taxas.

Quanto tempo demora para registrar?

O tempo para obter o registro de marca do seu evento pode variar de acordo com diversos fatores. Um deles é caso ocorra uma oposição ao nome registrado.

Em geral, o tempo para registrar uma marca é de um a dois anos, variando em relação a diversos fatores. Acompanhar o processo é fundamental para que você deixe de realizar etapas importantes.

Há também a possibilidade de indeferimento do pedido, caso a marca seja muito similar ou até igual a uma que já exista. Sendo assim, contar com a ajuda profissional faz toda a diferença para quem quer manter a segurança da marca.

Leia também: Perder prazo no registro de marca pode ser negativo para a empresa

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